Conheça as famílias dos aços (e suas diferenças):

Conheça as famílias dos aços (e suas diferenças):

A lista de integrantes é longa, mas conheça agora os três mais utilizados:

As ligas de aço (Carbono + Ferro) + Cromo, com no mínimo 10,5 % de Cromo, em condições favoráveis forma uma camada passiva, que concede ao inox a resistência à corrosão. Outros elementos podem ser acrescentados, melhorando diversas propriedades.

Podemos agrupar os aços inoxidáveis, conforme sua estrutura, formando famílias. As principais são:


Austeníticos (Tp 304,304L, 316,316L, etc)

São os que apresentam a mais elevada resistência à corrosão, em termos gerais, dentre as famílias de aços inoxidáveis. Portanto, quando a resistência à corrosão é o principal fator a ser considerado, os Austeníticos são os mais aconselháveis.

Esses aços são utilizados, principalmente, nas indústrias alimentícia, de bebidas, farmacêutica, hospitalar, química, petroquímica, de papel e celulose, indústria aeroespacial e de óleo e gás.


Ferríticos (Tp 409,410S, 430, etc)

Constituindo aproximadamente 25% da produção de aço inoxidável, os ferríticos são o segundo maior tipo de aço inoxidável, após os austeníticos. Como todos os outros aços inoxidáveis, eles são resistentes à corrosão, mas sua composição química os diferencia em muitos aspectos de outros tipos. Além de torná-los magnéticos, a ausência de certos elementos de liga torna os ferríticos uma alternativa mais acessível aos graus austeníticos comuns. A falta ou o conteúdo mínimo de níquel caro e volátil em preço, em particular, explica por que os ferríticos são menos caros e, portanto, ganham popularidade, pelo menos em certas indústrias e aplicações.


Martensíticos (Tp 410, 420, 498, etc)

Aços inoxidáveis martensíticos são aços inoxidáveis com teores de carbono inferiores a 0,1 %, teores de cromo entre 12 e 18 % e teores de níquel entre 2 e 4 %. Estes aços em altas temperaturas apresentam microestrutura austenítica, porém no resfriamento rápido subsequente (tratamento térmico chamado têmpera) a austenita presente transforma-se em martensita, conferindo dureza/resistência mecânica muito mais alta. São muito usados na fabricação de artigos de cutelaria (facas e tesouras). Ex: AISI-SAE 420 e 410.


Possuímos todas opções disponíveis, 
escolha a que mais se encaixa no que você precisa
e faça a cotação agora mesmo!


Fonte: http://sites.poli.usp.br/geologiaemetalurgia/Revistas/Edi%C3%A7%C3%A3o%2011/artigo11.17.pdf

http://uenf.br/posgraduacao/engenharia-de-materiais/wp-content/uploads/sites/2/2019/10/Disserta%C3%A7%C3%A3o-de-Mestrado-LAMAV-UENF-Lucas-Lopes-Rev.U5_Assinada.pdf

http://www.aprodinox.org.br/site/familias-do-aco-inox/

Uma resposta

  1. Bom dia, trabalho com revenda no Pará, vendemos todos os tipos de inoxidável, porém uma rotatividade maior entre o da série 300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?